Criada em 2003

R. David Hort, 1012 – Cedro Alto
Brusque – SC

Horários das Celebrações

• 1º e 3º sábado às 19h30min (Celebração da Palavra)
• 2º e 4º sábado às 19h30min (Missa)

Histórico da Comunidade Nossa Senhora Aparecida

Primeira Tentativa

A comunidade do Cedro Alto, desde a década de sessenta, vem sonhando com a construção de uma Capela. Inicialmente o Sr. João Mafra havia prometido a doação de um terreno para a construção da Capela nos arredores de onde foi colocada uma Santa Cruz, mas com seu falecimento em novembro de 1969 o sonho não se concretizou.

Segunda Tentativa

Em 1985, o então Padre Gervasio Fuck, juntamente a alguns membros da comunidade – entre eles Sr. Antônio Cesari, Salmir Marques, Terezinha Mafra Sapelli, membros da família Delagnolli, e membros da família Sapelli – criaram a Capela Sagrado Coração de Jesus, mas infelizmente também o sonho não germinou já que a comunidade era pobre e não se conseguiu novamente um terreno para a construção.

Mas ao menos espiritualmente a comunidade começou a crescer e a se organizar com Missa uma vez por mês nas dependências da Escola Cedro Alto.

Terceira Tentativa

Com a vinda do Padre Bertolino para Paróquia Santa Catarina em 1999, o mesmo continuou a realizar as missas na escola, e como ele era devoto de

Nossa Senhora Aparecida, sugeriu e a comunidade aceitou Nossa Senhora como Padroeira da Comunidade, ficando nisto.

O Início

Em setembro de 2002 o Eng. Vanderlei José Cardoso Ferreira encampou a ideia de se construir uma Igreja na comunidade, onde procurou apoio inicial do

Sr. Américo José Pedrotti (responsável pela catequese na comunidade) e do

Sr. Salmir Marques (responsável pela organização das celebrações na comunidade). Em seguida, solicitou o apoio de Padre Tarcísio que prontamente aceitou. Na reunião do CPP da Paróquia Santa Catarina do mês de Novembro de 2002 o Padre Tarcísio apresentou os membros do primeiro CAEP da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, sendo Vanderlei J. C. Ferreira, Roselene de Mello Cardoso Ferreira, Américo José Pedrotti, Araci Sapelli Pedrotti, Salmir Marques, Maria Marta Marques, Pedro Roden, Maria Bemadete Roden, João José Büttencourt e Vera Lucia Büttencourt.

Em janeiro de 2003 foi lançado um carnê de contribuição com duração de 24 meses com a finalidade de angariar recursos para a compra do terreno, tendo 186 participantes. O valor médio arrecadado chegava a R$ 2.000,00 mensais.

Em março de 2003 foi adquirido um terreno de 8.000 m² na Rua David Hort no valor de R$ 36.000,00, sendo três parcelas: a primeira, de entrada, com o valor sendo emprestado pela Igreja Matriz; a segunda parcela foi paga em outubro de 2003; e a ultima parcela em março de 2004. Para o pagamento da 2ª e 3ª parcelas foram feitas duas rifas com uma motocicleta em cada, doadas pelo Sr. Ciro José Wisbek.

Em julho de 2003 foi dada inicio a terraplenagem do terreno para possibilitar a realização das obras de melhoria, com um custo de R$ 5.000,00. Em agosto de 2003 teve início a primeira construção, sendo a cozinha, churrasqueira e banheiros, totalizando uma área de 108m², com o custo de RS 7.600,00.

No dia 12 de outubro de 2003, com a participação ativa do Padre Adão Carlos, foi realizada a primeira Festa em Honra a Nossa Senhora Aparecida, com o lançamento da pedra fundamental da Igreja.

Em abril de 2004 começou a construção de um galpão de 700 m² no valor de R$ 66.000,00. Em 12 de outubro de 2004 teve inicio as missas em nossa primeira Capela com área de 200m² junto ao galpão.

Em novembro de 2004 foi realizada a primeira Missa de Primeira Eucaristia realizada em nossa Capela, ocorreu com cinco crianças sendo elas Jaqueline Pedrotti, Itamar Roden, Daniela Sapelli, Marcos Hinkel, Jonatas Rosa.

Em fevereiro de 2005 com o término do carnê de contribuição, iniciamos o trabalho com a Pastoral do Dízimo junto à comunidade.

Em 19 de agosto de 2005 foi realizado o primeiro Batizado. Sendo de Naor Delagnolli, que aconteceu durante uma missa da semana da família com o tema Fidelidade ao Batismo celebrado pelo Padre Jorge.

Em 18 de novembro de 2007 foi realizado o primeiro casamento, sendo os noivos: Fabíola Teixeira e Ednei Censi. Foi celebrado pelo Diácono Sebastião Felipe.

Em Agosto de 2008 demos início a construção de nossa Igreja com uma área de 760m², em que a estrutura metálica teve um custo de R$ 210.000,00.

Nossa comunidade conta com diversos movimentos e pastorais, Liturgia, Canto, Dízimo, Comunhão, Acolhida, Catequese, Coroinhas, Mãe Peregrina, Apostolado da Oração, não podendo se esquecer dos Grupos Bíblicos em Família.