Bênção das Mochilas para todos os Estudantes

Em breve a pároquia Santa Catarina divulgará o calendário com o dia e horário do mês de fevereiro.

A Missa e a Celebração da Palavra da Bênção das Mochilas proporciona um encontro entre Igreja, família e escola, onde as crianças passam a maior parte do tempo durante o ano, e despertar a comunhão entre elas não apenas na teoria, mas na prática e no convívio social. Também tem o objetivo de resgatar o valor da benção nas famílias, mostrando sua importância.

Você conhece a Bênção das Mochilas?
A Bênção das Mochilas é uma benção de volta as aulas, um encontro entre a Igreja, a família e a escola, onde os estudantes passam a maior parte do tempo durante o ano. A mochila é símbolo dos sonhos e projetos que carregamos dentro de cada um de nós.

A bênção das mochilas tem origem em uma tradição já existente em algumas dioceses da Itália, onde estudantes encontravam-se com o Papa Bento XVI todos os anos, num encontro onde jovens europeus chegavam carregando suas mochilas e ao final da missa recebiam esta benção especial.

O Papa Francisco, no final de 2019, lançou um grande desafio aos educadores, estudantes e familiares: participar de um grande Pacto Global pela Educação. Uma verdadeira aliança entre escola, família e sociedade para que se possa colocar cada vez mais no centro do processo educacional o desenvolvimento integral da pessoa, ajudando as novas gerações a assumirem como princípio de suas vidas o humanismo solidário e a proteção da Casa Comum.

Iniciativa do Papa Bento XVI de se reunir todos os anos, no mês de setembro, num encontro já tradicional com os estudantes europeus que chegavam com suas mochilas e no final recebiam a bênção. “Os estudantes iniciem o ano letivo com novo ardor e com amoroso empenho, depositando sua fé n’Aquele que nos capacita para todas as coisas.