Bênção da garganta
São Brás, rogai por nós!
No dia 3 de fevereiro, as igrejas realizam a tradicional ‘bênção da garganta’, cruzando duas velas sobre a garganta do fiel rezando: “por intercessão de São Brás, Bispo e Mártir, defenda-te Deus contra os males da garganta e contra qualquer outro mal, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”.
Também conhecida como bênção de São Brás, a bênção da garganta é procurada principalmente por quem tem problemas nesta parte do corpo.
O prodígio é atribuído ao santo quando foi levado preso, para depois ser torturado, é dos mais conhecidos pelas pessoas.Consta que uma mãe aflita jogou-se aos seus pés pedindo que socorresse o filho, que agonizava com uma espinha de peixe atravessada na garganta. O santo rezou, fez o sinal da cruz sobre o menino e este se levantou milagrosa, e imediatamente como se nada lhe tivesse acontecido.
São Brás nasceu na Armênia, era médico, sacerdote e muito benevolente com os pobres e cristãos perseguidos. Por ordens do imperador Licínio, em 316 foi capturado e morto dando seu testemunhando sua fé.
Oração a São Brás
Ó glorioso São Brás,
que restituístes com uma breve oração
a perfeita saúde a um menino que,
por uma espinha de peixe atravessada na garganta,
estava prestes a expirar,
obtende para nós todos
a graça de experimentarmos
a eficácia do vosso patrocínio
em todos os males da garganta.
Conservai a nossa garganta sã e perfeita
para que possamos falar corretamente
e assim proclamar
e cantar os louvores de Deus.
Amém
Um pouco sobre São Brás:
Brás nasceu na Armênia, era médico, sacerdote e muito benevolente com os pobres e cristãos perseguidos e por sua grande doçura e santidade, os cristãos o elegeram bispo da cidade de Sebasta, na Capadócia, isso no século três. Também sabemos que, apesar de aqueles anos marcarem os finais das grandes perseguições aos cristãos, muitos ainda foram torturados e mortos nas mãos dos poderosos pagãos. Depois de descoberto em uma caverna, foi capturado e morreu em testemunho de sua fé sob as ordens do imperador Licínio, em 316.
Um milagre que trouxe a benção das gargantas:
É atribuído a ele um milagre quando era levado preso, para depois ser torturado. Consta que uma mãe aflita jogou-se aos seus pés pedindo que socorresse o filho, que agonizava com uma espinha de peixe atravessada na garganta. O santo rezou, fez o sinal da cruz sobre o menino e este se levantou milagrosamente, e imediatamente como se nada lhe tivesse acontecido.
Em todos os lugares do mundo, quando uma criança ou qualquer pessoa se engasga, a invocação direta ao Santo logo é rezada: “São Brás te proteja.” Ou simplesmente: “São Brás.”
Nas Igrejas de todo o mundo essa benção é feita especialmente no seu dia, com duas velas cruzadas sobre a garganta dos fiéis, que recebem a benção de São Brás.
Oração a São Brás
“Ó glorioso São Brás, que restituístes com uma breve oração a perfeita saúde a um menino que, por uma espinha de peixe atravessada na garganta, estava prestes a expirar, obtende para nós todos a graça de experimentarmos a eficácia do vosso patrocínio em todos os males da garganta. Conservai a nossa garganta sã e perfeita para que possamos falar corretamente e assim proclamar e cantar os louvores a Deus. Amém”.
A bênção de São Brás:
“Por intercessão de São Brás, Bispo e Mártir, livre-te Deus do mal da garganta e de qualquer outra doença. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. São Brás, rogai por nós. Amém.”