Cronograma Pastoral Paroquial de 2024

Caros Paroquianos!
RUMO AO CENTENÁRIO DA ARQUIDIOCESE DE FLORIANÓPOLIS -2027Nosso Plano de Pastoral (da Arquidiocese de Florianópolis) se inspira nas duas obras de São Lucas: no Evangelho, os Discípulos de Emaús, que nos convida a colocarmo-nos a caminho (Lc 24,13-35), e no livro dos Atos dos Apóstolos, o testemunho dos primeiros cristãos (At 2,42-47). O livro dos Atos dos Apóstolos registra que os primeiros cristãos viviam o seguimento sendo “assíduos ao ensinamento dos apóstolos, à comunhão fraterna, à fração do pão e às orações”. Portanto, eram quatro pilares presentes na vida da comunidade primitiva. Ao mencionar o “ensinamento dos apóstolos”, São Lucas nos remete ao “pilar da Palavra” e o da “Ação Missionária”, pois tratava-se do anúncio do Evangelho como instrumento fundamental para a criação e a vivência das comunidades. Já a”fração do pão” e a “oração” nos conduzem ao “pilar do Pão” que sustenta a vida dos discípulos de Jesus na comunidade.
A “comunhão fraterna” alude ao “pilar da caridade” que manifesta a prática dos discípulos que traduzem, em palavras e atitudes, os ensinamentos do Mestre no cotidiano. Por sua vez, o texto dos Discípulos de Emaús orientará o texto julgar, o qual indicará onde devemos estar para sermos de fato uma Igreja querigmática, Igreja da Iniciação à Vida Cristã, Igreja da Animação Bíblica, Igreja do Pão da Palavra e da Eucaristia, Igreja da Conversão Pastoral, Igreja da Caridade, Igreja Ministerial, Igreja Missionária, Igreja Povo de Deus. Em sintonia com o ano vocacional, portanto, coloquemo-nos com “corações ardentes, pés a caminho.A formação das lideranças é fundamental para uma visão de conjunto e a convergência das diversas iniciativas. Capacitação das lideranças para o trabalho espiritual e pastoral, para que os leigos possam atuar nas comunidades de forma eficaz: “Para cumprir sua missão com responsabilidade pessoal, os leigos necessitam de

sólida formação doutrinal, pastoral, espiritual e adequado acompanhamento para darem testemunho de Cristo e dos valores do Reino no âmbito da vida social, econômica, política e cultura!” (DAP, 212).”Os fiéis leigos são “os cristãos que estão incorporados a Cristo pelo batismo, que formam o povo de Deus e participam das funções de Cristo: sacerdote, profeta e rei. Realizam, segundo sua condição, a missão de todo o povo cristão na Igreja e no mundo. São homens da Igreja no coração do mundo e homens do mundo no coração da Igreja” (DAP, 209).Eles, porém, insistiram, dizendo: “Permanece conosco, pois cai a tarde e o dia já declina”. Entrou então para ficar com eles. E, uma vez à mesa com eles, tomou o pão, abençoou-o, depois partiu-o e distribuiu-o a eles[ (Lc 24,29-30).Os dois discípulos se abrem a hospitalidade, à Caridade, e acolhem aquele desconhecido e ao acolherem, acolhem o próprio Jesus Ressuscitado. Pensavam acolher um desconhecido e acolhiam o próprio Deus. A partilha do pão também é outra expressão importante no texto que nos remete a comunhão de mesa e à vida fraterna.
É assim que começa o caminho: primeirojunto com Jesus. E, depois,junto com os irmãos e as irmãs, os fiéis discípulos de Jesus! Digo isso com muita força e convicção: caminhamos juntos, com Jesus, com Jesus Senhor vivo, pelas estradas do mundo! Aqui está o início decisivo de cada sínodo, de cadacaminhar juntos! O primado vai para a escuta doSenhor, da sua Palavra, do que o Espírito diz às Igrejas e aos fiéis. Do contrário, até podemos caminhar com os outros,mas não saberemos para onde ir, que estrada seguir, porque só ele é o caminho.

Leia também...