Registro fotográfico da Missa em honra a São Tarcísio

Na tarde de hoje, 25 coroinhas da Comunidade Santa Catarina participaram do encontro para celebrar ao dia da/do coroinha.

Ás 18h o grupo de coroinhas participaram da Missa em ação de graças pelo serviço prestados a serviço da nossa Igreja.

São Tarcísio – 15 de agosto. Padroeiro dos /as Coroinhas.

O Dia de São Tarcísio é comemorado anualmente em 15 de agosto. Esta data é celebrada pela comunidade cristã católica, que homenageia o santo considerado padroeiro dos coroinhas e acólitos – auxiliares dos padres, bispos ou diáconos.

São Tarcísio é um menino santo. Tarcísio por volta do ano 260. Ele é o padroeiro dos coroinhas, acólitos e cerimoniários. Isso pelo fato de ele ter sido acólito (coroinha), aquela pessoa que ajuda o sacerdote nas missas e prestava seus serviços na Igreja de Roma.

Perseguição
Durante a perseguição de Valeriano, imperador de Roma (253-260), muitos cristãos foram presos e martirizados. Enquanto estavam na prisão esperando a morte, esses cristãos desejavam receber a Santa Eucaristia para se fortalecerem com o Corpo de Cristo. Mas era muito difícil entrar nas cadeias com a Santa Comunhão.

Um menino cheio de coragem
O Papa Sisto II queria, mas não podia levar a Eucaristia aos presos antes de serem mortos. Então, com apenas 12 anos de idade, Tarcísio se ofereceu para fazer este serviço. Ele dizia estar disposto a até mesmo dar a sua vida para que as hóstias sagradas não caíssem nas mãos dos pagãos. Mas o papa, olhando para ele, disse: “És jovem ainda, Tarcísio, e não sabes desempenhar esta santa missão”. Tarcísio retrucou: “Tanto melhor, porque de mim ninguém desconfiará, podendo de tal maneira me aproximar de nossos irmãos encarcerados. E também sei guardar as Santas Hóstias e nunca as entregarei aos pagãos.” Diante de tal atitude o papa não teve dúvida e entregou a ele uma caixa de prata com as Hóstias.