Oito casais concluíram sua preparação para o Sacramento Matrimonial

Em nossa paróquia na Comunidade Santa Catarina, hoje na missa das 8h30min foram acolhidos os oito casais que se prepararam em dez encontros para o Sacramento do Matrimônio.

O Matrimônio é o amor. Ninguém consegue viver sem a presença e a amizade de outras pessoas. Ninguém está sozinho. No casamento, essa amizade é repartida entre o marido e a mulher: é repartida entre o casal e os filhos, e com a comunidade onde vivem. O mais difícil do amor é permanecer firme nele. Só Deus mesmo é capaz de ser, sem defeito, fiel e amoroso. Quando o casal é fiel no amor, é um grande sinal de Deus. Deus está presente no amor do casal. Quem acredita nisso pode casar na Igreja.

E quando saímos da Igreja Doméstica em direção à vida paroquial, também precisamos de casais que acreditem e sejam fiéis ao Magistério da Igreja e cultivem a beleza do Matrimônio em todas as oportunidades, movimentos, organismos e pastorais. Casais que, sendo reais e nada perfeitos, busquem a santidade no Matrimônio com contínua renovação e propaguem a beleza de se caminhar com a Igreja. E compromissados com a missão de ajudar na formação das famílias, se dediquem à preparação pré-matrimonial que deve abranger a catequese, mas também todas as pastorais de cada paróquia. Se assumimos que a Família é o Santuário da Vida (João Paulo II), devemos ter todo o esmero para que as famílias comecem bem, ou seja, comecem a partir de um Matrimônio consciente e bem preparado.

Este tipo de encontro é um dos pedidos do Papa Francisco na Exortação Amoris Laetitia, quando conclama que “precisamos oferecer uma preparação que faça amadurecer o amor dos noivos com um acompanhamento rico de proximidade e testemunho. São muito úteis os encontros e as palestras. Entretanto, são indispensáveis alguns momentos personalizados”. (AL 208).

Que se possa estar em sintonia com as novas orientações da Igreja e atento a que “a complexa realidade social e os desafios, que a família é chamada a enfrentar atualmente, exigem um empenhamento maior de toda a comunidade cristã na preparação dos noivos para o matrimônio” (AL 206).

Segue algumas imagens com seus familiares e com a equipe.

Deus os abençoe hoje e sempre!