GBF lança livreto do Tempo Comum 2020

Antes de subir ao céu, Jesus marcou com os discípulos na Galileia, norte da Palestina, um encontro em um monte que ele ia indicar. A Galileia é um lugar de passagem de muita gente, culturas e crenças, onde Jesus iniciou sua missão.

“A Galileia representa o mundo onde moramos. Os apóstolos, e nós também, são enviados a evangelizar a Galileia, todos os povos, a começar pela nossa família. No dia marcado, no monte indicado, os discípulos se encontram com Jesus. Podemos dizer que o GBF é o monte indicado para o encontro com Jesus. Ali escutamos a Palavra de Deus, fortalecemos a união com Cristo e tornamos a acolher o mandato de Cristo para evangelizar a família e a comunidade. A pandemia é o tempo privilegiado para frequentarmos o monte que Jesus indicou. Ali, no encontro com Cristo, fortalecemos a nossa fé e renovamos a disposição de escutar o que Cristo quer de nós. Na caminhada cristã é necessário voltar muitas vezes ao monte que Jesus indicou”, afirmou Dom Wilson Tadeu Jönck.

Neste Tempo Comum, refletiremos sobre a missão de Jesus confiada aos apóstolos, seus discípulos, e também a nós: “Ide pelo mundo inteiro e levai o Evangelho a toda criatura”.

É tempo de esperança e de renovação. É um novo modo de evangelizar por meios virtual e verbal. Para fortalecer nossa fé em Jesus Cristo ressuscitado, oferecemos a você, leitor(a), animador(a) e membros da Igreja arquidiocesana o Livreto do Tempo Comum – IGREJA NAS CASAS – com a Celebração Inicial e mais 16 encontros, iluminados pelos quatro pilares da Ação Evangelizadora da nossa Igreja arquidiocesana e do Brasil: Palavra, Pão, Caridade e Ação Missionária.

Caminharemos com Jesus, refletindo sobre seus ensinamentos, fortalecendo esse jeito de a Igreja ser, na casa, na Comunidade Eclesial Missionária a serviço do Reino.

O livreto foi elaborado para vivermos com novo ardor os 50 anos de Igreja nas Casas, um novo modo de evangelizar pela ação do Espírito Santo.  O livreto é um meio de ajuda para dinamizar o seu, o nosso encontro pessoal e comunitário com Jesus, rezando e refletindo os encontros à luz da Palavra em nossa própria casa, com familiares e em comunhão com os irmãos e irmãs que também estão em sua casa fazendo os encontros, acompanhando pelo Facebook, WhatsApp, rádios e outros meios de comunicação virtual e verbal.

Envolva as pessoas próximas de você, idosos, jovens e crianças, convidando-os a participar dos Grupos Bíblicos em Família (GBF), e até pedindo orientações para seus filhos e netos no acesso às redes sociais, que às vezes não sabemos usar de forma correta e funcional. Nesse novo tempo que estamos vivendo, o Papa Francisco nos convoca a vivermos com mais intensidade a nossa fé em Jesus Cristo e nos convida a sermos discípulos missionários autênticos e fiéis ao Evangelho.

Lembramos que a identidade do Grupo Bíblico em Família, à luz da Palavra, é unir fé e vida, oração, reflexão e ação; sem esse tripé, o grupo torna-se apenas de oração. Com a Bíblia na mão e em sintonia com todos os GBF e com a Igreja, caminharemos com Jesus neste Tempo Comum, de modo virtual, verbal ou presencial.

Maria Gloria da Silva

Coordenadora arquidiocesana dos GBF

Clique aqui fazer o download do Livreto do Tempo Comum.