Procissão com Nossa Senhora das Dores e Senhor dos Passos

Procissão com Nossa Senhora das Dores e Senhor dos Passos

A Paróquia Santa Catarina, convida todos os paroquianos de todas as Comunidades para a caminhada penitencial até a igreja matriz (Santa Catarina – Dom Joaquim – Brusque) para o Encontro (dia 07 de abril às 8h30min) de Nossa Senhora das Dores e Nosso Senhor dos Passos.

Essa procissão, entre o Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores, faz parte da Semana Santa e marca o encontro de Jesus com Sua Mãe dentro do percurso a caminho do calvário.

Diante das imagens de Nosso Senhor dos Passos, com a cruz às costas, e de Nossa Senhora das Dores, em lágrimas, algumas delas com uma espada, de modo a simbolizar a profecia de Simeão feita a Virgem Maria com a afirmação de que uma espada lhe transpassaria o coração (cf. Lc 2, 35), o sacerdote convida o povo à oração, à conversão, ao perdão e à penitência.

Esse encontro não está retratado na Sagrada Escritura, ele pertence à cultura popular religiosa. Faz parte da bela tradição da Igreja rezada durante a Via-Sacra. Pelo fato de Maria, a Mãe de Jesus, estar aos pés da cruz, tem-se a ideia de que ela O seguiu e, num determinado ponto do caminho do calvário, eles se encontraram. Essa celebração marca esse encontro sublime da Mãe das dores e seu Filho com a cruz às costas.

O Senhor dos Passos trilhou seus pés nas vielas e ruas da Galiléia, Nazaré, Samaria, Cafarnaum e tantos outros lugares. Por isso, nesta tarde compartilho reflexões a partir das novas galileias, que são as periferias geográficas e existenciais onde podemos tocar o corpo do Senhor crucificado e ressuscitado todos os dias.  Nossas histórias de vida se misturam nesta tarde com os passos do Senhor dos Passos e da Nossa Senhora das Dores. Viemos aqui para acertar os nossos passos com os passos de Jesus, para refletir sobre suas pegadas e porque elas são importantes para nutrir nossa fé e ter Jesus Cristo como único Senhor das nossas vidas. Mas caminhar com Jesus compromete, tem consequências, implica em assumir o seu projeto. Projeto, que inclusive o levou até a cruz.

Este espaço sagrado em que acontece há alguns anos este encontro, é o mesmo espaço sagrado em que todos os dias caminham os passos do Senhor e da Nossa Senhora das Dores em número significativo de homens e mulheres que por aqui se cruzam, mas infelizmente nem sempre se encontram.

Nós viemos aqui nesta manhã para trazer ao Senhor dos Passos e a Mãe das Dores as nossas dores e alegrias. Ele e Ela acolhem em seus corações, nos envolvendo com seu amor e misericórdia.

Quais são as grandes lições que podemos tirar das pegadas que nos revelam os passos de Jesus, mostrando o rosto da misericórdia do Pai. Ele, o Verbo, a Palavra que se fez carne e habitou entre nós, o Deus conosco. Por isso nesse momento é importante nos olharmos e reconhecermos o Deus Conosco na pele do outro. Não perder o olhar. Tocar o Senhor do Passos é tocar o outro, que é Jesus.

Leia também...