Agenda das datas da Primeira Eucaristia

O que é o Sacramento da Eucaristia?

Neste terceiro artigo sobre sacramentos, falaremos sobre o sacramento da Eucaristia. Este sacramento faz parte do que conhecemos como sacramentos de iniciação cristã. Juntamente com os sacramentos do batismo e da crisma ou confirmação, sobre os quais falamos em outros artigos, o sacramento da Eucaristia compõe os sacramentos de iniciação.

Uma das necessidades vitais do homem é a alimentação. Para que sobrevivamos, precisamos nos alimentar. Por isso, dizemos que a comida é vital, porque diz da vida. De forma semelhante, o sacramento da Eucaristia é também alimento, não apenas para o corpo, mas, excepcionalmente, na alma do cristão. Com a Eucaristia, o cristão católico é nutrido com a graça divina, é alimento amoroso, porque também nutri a caridade infundida em nossos corações.

:: Eucaristia: alimento que nos fortalece

Catecismo da Igreja Católica vai dizer que o sacramento da Eucaristia “é fonte e ápice de toda a vida cristã. Os demais sacramentos, assim como todos os ministérios eclesiásticos e tarefas apostólicas, ligam-se à Sagrada Eucaristia e a ela se ordenam” (§1324). Dessa forma, vemos a importância desse sacramento para a vida espiritual de todo cristão. O Catecismo vai ainda dizer: “a Eucaristia é o resumo e a suma de nossa fé: ‘Nossa maneira de pensar concorda com a Eucaristia, e a Eucaristia, por sua vez, confirma nossa maneira de pensar’ (§ 1327).

A Eucaristia alimenta em nós a esperança de céus novos e de uma terra nova, pelos quais habitará a justiça (cf. 2Pd 3,13).

Pão e vinho

A Eucaristia alimenta em nós a esperança de céus novos e de uma terra nova, pelos quais habitará a justiça (cf. 2Pd 3,13). Este sacramento é o penhor mais seguro e o sinal mais claro pelo que esperamos, a plenitude que encontraremos no céu.

“é fonte e ápice de toda a vida cristã. Os demais sacramentos, assim como todos os ministérios eclesiásticos e tarefas apostólicas, ligam-se à Sagrada Eucaristia e a ela se ordenam” (§1324)

Os símbolos externos desse sacramento são o pão e o vinho, os quais são considerados as matérias da Eucaristia, contudo, existem as palavras da consagração ditas pelo sacerdote, que são tidas como a forma do sacramento. A Eucaristia confere a graça que o próprio Cristo garantiu: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia” (cf. Jo 6,54). Este sacramento faz parte do caminhar cristão para chegar à vida eterna com Deus.