Desmistificando a cremação
Incrível, não é mesmo? Se você se interessou pelo método saiba que o Cemitério São José – Paróquia Santa Catarina – Brusque – SC disponibiliza este serviço de grande valia para os seus Associados, dentro dos preceitos ambientais estabelecidos pela legislação vigente. A cremação é realizada no crematório parceiro Cemitério São José Crematório – Blumenau – SC
Não deixe para pensar amanhã sobre o assunto, ligue hoje mesmo e conheça mais sobre esta opção na Secretaria Paroquial.
Por mais diferentes que sejam nossas trajetórias e crenças, existe uma única certeza imutável na vida: iremos morrer. Falar sobre este assunto às vezes pode parecer um tabu e gerar certo desconforto, mas é de extrema importância para evitar possíveis transtornos quando o inevitável momento chegar. A cremação tem ganhado destaque como método funerário. A prática remonta os primórdios da civilização humana, assumindo rol importante nas práticas religiosas mortuárias de povos como gregos, romanos e da civilização oriental. Atualmente o processo modernizou-se, mas no Brasil está cercado de dúvidas e certo preconceito. Conheça agora algumas das vantagens de optar pela cremação:
Extremamente moderna
O método, apesar de antigo, é considerado atualmente um serviço funeral bastante moderno. Além dos constantes avanços tecnológicos do incinerador, deve-se considerar que com o crescimento da população global de maneira exponencial e agravamento da falta disponibilidade territorial, o método da cremação apresenta-se como solução.
Rentável
Ao contrário do que muitos pensam, a cremação é econômica. Por outro lado, os custos de sepultamento geralmente são altos. Em grande parte das cremações não há gastos com terrenos do cemitério ou locação de jazigo, a não ser que a família opte por sepultar a cinerária em um columbário ou cemitério.
Higiênica
A cremação é a opção mais higiênica, já que por conta da incineração evita possíveis fontes de infecção, além de inibir a possibilidade das substâncias tóxicas do processo de embalsamento poluírem o solo ou nascentes fluviais.
A cremação é ecologicamente correta
Como dito anteriormente, a decomposição natural do corpo humano pode contaminar o solo e os lençóis freáticos com substâncias poluentes. Por outro lado, a dispersão das cinzas provenientes da cremação não contamina o meio ambiente e no processo de incineração o corpo libera somente água e pouco gás carbônico, não poluindo a atmosfera. Poucos resíduos tóxicos são retidos no crematório por filtros de ar.
Melhor opção para evitar superlotação
Cemitérios contêm espaços limitados, o que pode ocasionar superlotação.
Economia
Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a cremação é um processo econômico. Ao optar pelo enterro a família terá gastos com o terreno, compra de jazigo e manutenção do espaço.
Praticidade
A cremação costuma ser um processo funerário mais prático porque diminui as preocupações da família com o funeral, além disso não é necessário retirar os restos mortais do jazigo após certo período de tempo.
Homenagem póstuma
As cinzas do ente querido podem ser depositadas em uma urna no columbário.