Acesso Restrito:

E-mails Paroquiais

Leia o Evangelho de hoje:

Liturgia do Dia

Paróquia Santa Catarina.
Fundada em 16 de novembro de 1969.

Confira o Álbum: Fotos históricas!    A localidade de Cedro Baixo, hoje Dom Joaquim, existe desde 1880 e era habitada, na sua maioria, por protestantes. Os católicos residentes na localidade cumpriam seus deveres religiosos na Igreja matriz de Brusque.
    Várias tentativas, infrutíferas, foram feitas para se construir no local, uma capela católica. Finalmente o Sr. Arcebispo Dom Joaquim Domingues de Oliveira escolheu um local onde deveria ser edificado o referido templo, tendo sido para tanto encarregado Pe. Vicente Schmitz, SCJ.
    A 2 de fevereiro de 1944 foi iniciada a construção, que teve sua pedra fundamental lançada no dia 16 do mesmo mês. A 5 de dezembro de 1943, pelo que se tem notícia, foi celebrada a Primeira Missa em Cedro Baixo, nas escadarias da residência do Sr. Ludovico Merico.
    O primeiro batizado realizado foi registrado a 13 de maio de 1945. Em 1950 a recém construída Capela passou por uma remodelação, cuja inauguração se deu a 17 de outubro do mesmo ano.
    Por uma Lei Municipal, de 31 de maio de 1954, a localidade de Cedro Baixo passou a chamar-se Dom Joaquim, uma homenagem ao então Arcebispo Metropolitano de Florianópolis Dom Joaquim Domingues de Oliveira, nas comemorações de seu 40º aniversário de Sagração Episcopal. A 17 de setembro de 1967, com a presença de Dom Afonso Niehues, já Arcebispo Metropolitano de Florianópolis, foi inaugurado o salão paroquial. Álbum: "Outras fotos"
    A 16 de novembro de 1969, por Decreto Episcopal de Dom Afonso Niehues, foi criada a Paróquia Santa Catarina, de Dom Joaquim, sendo nomeado seu primeiro Pároco, Mons. Gregório Locks. Em 1984, por motivos de saúde, o então Pároco, Pe. Wendelino Waterkemper precisou ausentar-se da Paróquia. Na esperança de que sua recuperação fosse breve, foi nomeado, a 13 de março, como Administrador Paroquial, o então Reitor do Seminário Menor de Azambuja, Pe. João Francisco Salm.
    Prolongando-se o tratamento, em 6 de dezembro, um Decreto da Cúria Metropolitana, assinado por Dom Afonso Niehues, declara vaga a Paróquia e confirma como seu Administrador Paroquial o Professor e Orientador dos Estudantes de Filosofia no Seminário de Azambuja, Pe. Márcio da Silva, que ficou administrando a Paróquia até 27 de julho do ano seguinte, quando então foi nomeado novo Pároco, na pessoa do Pe. Gervásio Fuck, que, neste ano, exercia as funções de Professor e Orientador de Alunos da 2ª e 3ª série no Seminário Menor de Azambuja.
    Após Pe. Gervásio, foram párocos da Paróquia:
Pe. Raul de Souza (1991);
Pe. Márcio Bolda da Silva (1993);
Pe. Isaltino Dias (1995) e
Pe. Bertolino Schlickmann (1999).

Atualmente o pároco/administrador é Pe. Adão Carlos Machado Marcelino (2003).

Galeria dos Párocos:

Monsenhor Gregório Locks Pe. Wendelino Waterkemper Pe. Gervásio Fuck Pe. Raul de Souza Pe. Márcio Bolda da Silva Pe. Isaltino Dias Pe. Bertolino Schlickmann Pe. Adão Carlos Machado Marcelino

Álbum de Fotos:

Álbum: "Ordenação Diaconal"

Ordenação Diaconal de Sebastião Jacó Felipe, atual Diácono Permanente da Paróquia, em 21 de Agosto de 2005.

Clique na imagem ao lado para visualizar o álbum completo!

Álbum: "Galeria dos Párocos"

Galeria de Fotos com alguns dos Párocos e Padres que fizeram história na Paróquia Santa Catarina!

Álbum: "Fotos Históricas"

Álbum com fotos históricas, vale a pena relembrar a história da Comunidade!

Álbum: "Outras Fotos"

Demais fotos com valor histórico que marcaram a trajetória da Paróquia!

Clique na imagem ao lado para visualizar o álbum completo!

Atualizado: Quarta-feira, 07 de novembro de 2012.

Reforma da Igreja:

Confira algumas fotos da evolução ao longo da história: Clique aqui.

História das Comunidades:

Não deixe de visitar as páginas das Comunidades da Paróquia Santa Catarina:

São João Batista
São Pedro