Acesso Restrito:

E-mails Paroquiais

Clique para ler a

Liturgia do Dia

Comunidade Cristalina
2005

Histórico:

Álbum de Fotos    Fazendo uma retrospectiva ao ano de 1993, a Paróquia Santa Catarina, no qual a capela São Francisco de Assis integra, teve a sua frente como Pároco o Pe. Márcio Bolda da Silva, incansável incentivador da organização e da vida em comunidade. Por iniciativa desse grande colaborador, começou a realizar missas nas casas das famílias e a comunidade da Cristalina foi contemplada com as celebrações no período da noite.
    Em 1999 a comunidade de Dom Joaquim recebeu Pe. Bertolino Schlickmann que passou a administrar a Paróquia. A sua primeira iniciativa era continuar com as celebrações em nossa comunidade. Agora não mais nas casas das pessoas, mas sim na Escola “Edith Krieger Zabel” (na sala de aula e no galpão) que era o ponto de referência de todos na comunidade. As celebrações eram realizadas aos sábados, às 16h30min, de quinze em quinze dias.
    Quem auxiliava constantemente Pe. Bertolino nas celebrações em nossa comunidade eram a Sra. Maria Voss Graf e mais adiante a Sra. Claudete Espíndola Zabel. Tinham como responsabilidade preparar a liturgia do dia, os cantos e os avisos para que a celebração acontecesse normalmente.
    A intenção de Pe. Bertolino seria de fato construir uma comunidade, não só de pedras, mas, acima de tudo, espiritual, constituída do povo de Deus. Porém, antes do sonho ser concretizado, Pe. Bertolino é chamado à casa do Pai. Falece no dia 15 de Julho de 2002. Entretanto, a semente estava lançada, apenas estava esperando solo fértil para germinar.
    Ainda em 2002, o Reverendíssimo Pe. Tarcísio continua com os trabalhos que estavam sendo realizados, mas em Janeiro de 2003 o Reverendíssimo Pe. Adão Carlos Machado Marcelino foi empossado Pároco da Paróquia Santa Catarina, continuando o trabalho de atendimento à comunidade de Cristalina.
     Em 2005, as celebrações começam a ser mais frequentes (espaço da escola), uma celebração todos os domingos às 08h30min, sendo a celebração eucarística realizada todo segundo domingo do mês. Em 2006, as celebrações continuaram aos domingos, sendo o 2º e 4º domingo as celebrações eucarísticas.
São Francisco de Assis     Em 2006 a comunidade escolheu o Padroeiro, São Francisco de Assis, de maneira democrática pelos moradores que ali residem, pois São Francisco gostava de estar no meio ambiente, dos animais, das aves, sendo também uma realidade do povo da Cristalina.
     Ainda em 2006, começa a acompanhar a comunidade, o seminarista Júlio Cézar Hames, da Diocese de Rio do Sul, com intuito de servir ao povo. Lembra-se ainda de maneira muito especial, o Diácono Sebastião Jacó Felipe, um motivador incansável, no qual auxiliou e auxilia constantemente a comunidade, estando presente e procedendo as celebrações da palavra. Nomina-se ainda o Reverendíssimo Pe. Nicolau Augusto Heinzen, da Diocese de Rio do Sul, que auxiliou nos trabalhos da Paróquia Santa Catarina, especialmente das celebrações nas capelas. Sendo que, no ano de 2009 foi transferido para outro município do estado de Santa Catarina.
    Em 25 de Janeiro de 2007 em outra reunião após a celebração da Palavra, a comunidade escolhe o seu primeiro CPC, sendo eles: o Coordenador: Herbert Bernardo Kohler; Vice-coordenador: João Adelino Colzani; 1º Secretário: Vanderlei Kohler; 2ª Secretária: Luciana Voss Longen; 1º Tesoureiro: Pedro Paulo Kohler; 2º Tesoureiro: Gilmar Voss e o Conselho Fiscal: Amélia Petermann e Maria Kohler.
    Também representando a Catequese e a Liturgia: a Sra. Claudete Espíndola Zabel; O Clube de Mães: Amélia Petermann e o Dízimo: Maria Voss Graf.
     A primeira reunião com o CPC constituído ocorreu no dia 11 de Março de 2007, com a presença do Diácono Sebastião Jacó Felipe que repassou todo o regimento da Arquidiocese e conversou sobre a prioridade da cobrança do dízimo na comunidade São Francisco de Assis.
    Em 6 de Outubro de 2007 foi realizada a primeira festa de São Francisco de Assis, nas dependências da Escola de Ensino Fundamental “Edith Krieger Zabel”, por ser o único lugar da comunidade adequado para realizar a festa.
     Nessa ocasião, foi presidida uma bonita celebração pelo Pe. Adão Carlos e o Diácono Sebastião, com a presença dos festeiros, comunidade em geral e realizou-se uma grandiosa homenagem a São Francisco de Assis. Após houve todo o serviço de bar e cozinha, roda da fortuna, bazar, cachorro-quente, churrasco, entre outros.
    Em Outubro desse mesmo ano, a diretoria da capela faz a aquisição de um terreno de 1.063,10 m², no valor de R$ 60.000,00, sendo proprietário o Sr. José Sérgio Hodecker.
    Também houve as despesas com areia e materiais de construção no decorrer desse ano, entre outras. A terraplenagem ficou por conta da Prefeitura de Botuverá que doou prontamente as máquinas para utilizar no terreno, onde será construído futuramente a capela, sendo que a diretoria do CPC ficou responsável pela alimentação dos motoristas, dando-lhes gorjetas.
     Em 11 de Março de 2008 a comunidade da Cristalina recebeu com imenso orgulho e alegria o então Arcebispo Dom Murilo S. R. Krieger, que veio em visita de pastoral, por ocasião do Centenário da Arquidiocese. Após o acolhimento do Arcebispo, o mesmo celebrou a Santa missa para as pessoas da comunidade. Em 17 de Junho de 2009 a comunidade da Cristalina inicia a construção do galpão da capela. O engenheiro responsável é o Sr. Luiz Carlos Maçaneiro.
    Inicialmente a área da Capela é 569,60 m², a área das dependências 493,50 m² (salas de catequese, espaço para festas), no total uma área de 1.063,10 m².
    Futuramente a Capela São Francisco terá a capacidade de receber em seu interior para as celebrações, o total de 320 pessoas sentadas, 120 de pé, sendo a lotação máxima de 440 pessoas.
     O CPC da capela achou conveniente iniciar a construção pelo galpão, onde mais adiante poderiam ser usadas as salas para a catequese e o galpão para as festas do padroeiro. Primeiro foi feito o galpão com as salas, a cozinha e a churrasqueira. Já em 2010 foi feito o piso para a 4ª Festa de São Francisco de Assis.
Álbum de Fotos    Foram feitos dois mutirões, um para a laje e o outro para o piso, onde toda a comunidade ajudou. A comunidade recebeu doações de amigos, como a Prefeitura Municipal de Brusque que doou a areia, entre outros.
     No dia 13 de Dezembro de 2009 a comunidade estava ansiosa, pois seria realizada a primeira celebração eucarística no local onde será construída a Capela São Francisco de Assis. Ainda não na própria capela, mas na cozinha do galpão, onde ficou um espaço aconchegante para as pessoas ouvirem a palavra de Deus.
     Muito feliz a comunidade e o CPC da capela agradeceram a Escola “Edith Krieger Zabel” pelos anos que foi realizada a celebração naquele espaço, foi de grande valia a contribuição da escola com essa comunidade.
     Quem presidiu a celebração desse dia foi o Diácono Sebastião Jacó Felipe, num domingo ensolarado, às 08h30min.
Esses são alguns relatos da história da Capela São Francisco de Assis.


Álbum de Fotos:
Clique nas imagens abaixo para visualizar os álbuns completos!

Álbum - Fotos Históricas

Fotos Históricas da Comunidade.

Álbum - Pessoas

Forças Vivas na Comunidade:

Horário das Celebrações:

Comunidade Cristalina: Capela São Francisco de Assis

Domingos - 09h30min

Localização da Capela São Francisco de Assis no mapa:

Use-o à vontade!

Coordenador: Herbert Bernardo Kohler

Comunidades:

Não deixe de visitar as páginas das Comunidades da Paróquia Santa Catarina:
Ou clique aqui para voltar

São João Batista
São Pedro
Nossa Senhora do Carmo
Nossa Senhora Aparecida
São José Operário
São Francisco de Assis